Slackline
MODALIDADES

Atualmente existem diversas modalidades no Slackline, as mais populares atualmente são: Highline, Longline, Waterline, Trickline, Slackfit. O Trickline - modalidade mais acrobática e artística - é a modalidade mais praticada no Brasil, tendo como porta de entrada as praias do Rio de Janeiro, onde virou febre por volta de 2010 e logo revelou atletas de alto nível. Pode ser praticado de forma recreativa, competitiva, artística e fitness, sendo utilizado, inclusive, em reabilitações através da fisioterapia e pilates. O Slackline é uma atividade física completa e inovadora, que tem desafiado praticantes em todas as partes do mundo.
Highline: Modalidade praticada em alturas, que deu origem ao esporte. Praticado frequentemente com uma fita tubular de 25mm de largura. A fita é ancorada em montanhas, prédios, etc. É necessário o uso de equipamento de segurança (a "cadeirinha de escalada") e um grande preparo físico para manter-se equilibrado, além de experiência e conhecimento a respeito dos equipamentos e da segurança, noções de escalada pra chegar nos picos mais irados e muita concentração para encarar a altura. A prática do Highline com falta de conhecimento sobre equipamentos e segurança pode ser muito perigosa. Informe-se!

Longline: É uma vertente do highline, podendo ser considerado um treino para o mesmo. Os primeiros treinos desta modalidade são praticados com aproximadamente 25m de fita, podendo chegar a distâncias muito maiores. Os praticantes geralmente utilizam uma fita tubular (como uma mangueira achatada), de aproximadamente 25mm de largura. São necessários muita concentração e equilíbrio, além de conhecimento a respeito des equipamentos e segurança.

Waterline: Praticada sobre a água. Nesta modalidade não importa a largura nem distância da fita, que pode ser ancorada em rochas, árvores, pontes, etc. É a modalidade mais recreativa do esporte. Por não existir um contato com o chão nas quedas, esta modalidade torna-se ideal para treinar novas manobras.

Trickline: Caracterizada por manobras dinâmicas e estáticas na fita. Em inglês "trick" significa manobra e "line" quer dizer linha. Para sua prática, é necessário muita concentração, consciência corporal e equilíbrio. A fita utilizada para a modalidade possui 50mm de largura e deve ter no mínimo 18m de comprimento. Muitos praticantes utilizam 2 catracas para tensionar a fita. É a modalidade mais praticada no Brasil e também no Rio Grande do Sul. O Trickline é frequentemente praticado em parques, onde as opções de ancoragem pra fita são diversificadas.

Slackfit: Cada vez mais, o Slackline tem migrado para outros ambientes. A modernização do esporte abriu portas para novas possibilidades, sendo utilizado pelo mundo como uma nova opção de atividade física indoor, através do "slackfit". Existem muitos tutoriais disponíveis na web.
O Slackline promove diversas valências físicas (clique aqui e saiba mais) podendo ser incluído em estúdios de fisioterapia, pilates, ginástica funcional, academias, etc).
Quer "SLACKFIT" na sua academia?