Slackline
A origem do Slackline
Não existe um só nome quando se procura sobre a história do Slackline, mas os primeiros slackliners mais influentes o aprenderam em "Yosemite Valley", local frequentado por diversos escaladores na Califórnia.
Alguns figurões locais começaram a brincar inicialmente se equilibrando sobre correntes do estacionamento que servia como base e camping dos praticantes de escalada. A brincadeira virou o passatempo deles quando o clima não estava favorável para a escalada. Além de se divertir, eles podiam manter o seu preparo físico em dia.
No fim dos anos 70, Adam Grosowski e Jeff Ellington começaram a esticar suas fitas entre árvores. Eram muito bons. Naquela época, os dois iniciaram muitas pessoas no esporte.
Em 1983 Scott Balm e Chris Carpenter começam a praticar e criaram junto à seu instrutor de escalada a primeira linha de Highline da história do Slackline.
Mais tarde, no mesmo ano, Jeff Ellington e Adam montaram a linha "Arrow Spire" (55 pés de extensão e 2.890 pés de altura), mas não conseguiram andar.
Nesta altura, Scott estava fissurado no esporte e prometeu conseguir fazer a travessia.

Vale do Yosemite, California - EUA. Berço do Slackline. | foto: reprodução internet
Não desistiu e em julho de 1985 entrou pra história como o primeiro homem a fazer uma travessia de Highline. Seu feito foi repetido apenas em 1993, por seu amigo Derrin Carter, que também teve papel importante na história do Highline, ensinando muitas pessoas e abrindo diversas vias nesta década e sendo o primeiro highliner a fazer uma travessia solo (sem proteção). Ajudou a dar visibilidade ao esporte nesta época, levando o Highline a televisão, atravessando uma fita entre dois prédios em Long Beach, na Califórnia.
Primeira travessia de slackline, por Scott Balcom. Yosemite Valley, California - EUA
Nesta época, a prática do Slackline era restrita a comunidade da escalada. Até que em 2007, a marca pioneira no esporte Gibbon Slacklines, de origem alemã, desenvolveu equipamentos específicos para o Slackline, criando um sistema de montagem da fita mais simples e acessível ao grande público.
O novo sistema, com fita de 5cm de largura tensionado com catracas deixou a fita mais elástica, permitindo aos praticantes que começassem a treinar diversos tipos de saltos, flips e outras manobras, cada vez mais radicais e dando origem, assim, a modalidade que hoje é chamada de "trickline".
Os equipamentos e as técnicas foram rapidamente sendo aperfeiçoados, possibilitando ao praticante de Slackline o desenvolvimento de diversas modalidades com manobras e travessias cada vez mais impressionantes.
O comprimento e largura das fitas variam de acordo com a modalidade praticada e objetivos. As fitas mais utilizadas são de 25mm, frequentemente utilizada nas modalidades "Highline" e "Longline" e 50mm, usada na prática da modalidade "Trickline".